sábado, 8 de outubro de 2011

A força das redes sociais

Nesta última semana vimos surgir uma campanha no Facebook que, em pouca horas, conseguiu a adesão de milhões de pessoas. Era algo simples: trocar a foto do perfil por uma imagem de desenho animado como forma de protestar contra a violência infantil!

Mesmo sabendo que uma simples mudança de imagem no perfil não iria mudar nada a situação de milhares de crianças que sofrem abuso, o protesto ganhou proporções inacreditáveis e também serviu para divulgar os contatos da Polícia Federal e o Disk Denúncia Contra a Violência Infantil.

Porém, ontem começou a pipocar entre os usuários do Facebook uma mensagem pré-formatada dizendo que essa troca de imagens poderia prejudicar as investigações da Polícia Federal contra pedófilos. No meu ver, o que essa contra-campanha talvez tenha a intenção é desmobilizar as pessoas. Justamente num momento em que as redes sociais estão ganhando força pelo poder de comunicação e união, aparecem com essa história de que fotos de desenhos animados podem atrapalhar a Polícia Federal. Vamos analisar alguns pontos:

Em primeiro lugar, redes sociais não deveriam ser lugares para crianças ficarem brincando sem controle dos pais (assim como no Orkut havia uma orientação para que apenas maiores de 18 anos deveriam se cadastrar). A TV e o computador não são babás!

Em segundo lugar a Polícia Federal não faz suas investigações através de desenhos ou fotos no perfil, mas sim do conteúdo de postagens e imagens em sites. Até porque os verdadeiros pedófilos e outros criminosos não devem usar suas próprias fotos em sites e redes sociais. Cabe a cada cidadão de bem denunciar sites e grupos que exponham imagens de crianças em situações degradantes, seja de que tipo for! Denunciar também vizinhos que espancam crianças e que, muitas vezes, você acaba ficando quieto dizendo que não é problema seu!

Em terceiro lugar, se começarmos a desistir da união e da força das redes sociais, o que sobrará para mudar este país? Os milhões de pessoas que, neste horário, estão em frente às TVs, emburrecendo com programas de baixo nível, colaborando com o poder que dá circo para o povo se divertir e não pensar na força que tem, caso se mobilizem e comecem a pedir as cabeças dos corruptos e bandidos que se travestem de cidadãos de bem de terno e gravata e se auto-intitulam “representantes do povo”? Claro que não, né?

Os “donos do poder” em todo o mundo estão começando a ficar preocupados com a união das populações que estão cansadas de tanta corrupção e opressão. Veja, por exemplo, o que está acontecendo nos EUA, onde milhares de pessoas se reuniram em Wall Street pra protestar contra a crise financeira causada por elites corruptas (veja aqui). E foi através das redes sociais que eles se mobilizaram, bem como outros povos também conseguiram se mobilizar e até derrubar os corruptos que estavam no poder há anos.

Vamos pensar um pouco e não fazer o jogo deles! Somos muito mais e podemos mais! Se você tem filhos, comece a orientar e verificar onde eles navegam pela internet quando estão fechados em seus quartos (lugar de computador é na sala, sob o olhar dos pais).

E se você quer fazer deste país um lugar melhor para seus filhos e futuros netos, comece a pensar em quem você votou nas últimas eleições e o que ele tem feito em seu nome. E também em quem você vai votar no ano que vem!

É hora de união e mobilização, e não ficar com medo porque usou um desenho animado no seu perfil. O Brasil é muito maior que isso e o futuro depende de cada um de nós!!

By Joemir Rosa.

Nenhum comentário: