sábado, 27 de junho de 2009

Reduzir Reutilizar Reciclar

Os Três R
Reduzir
Podes cortar no lixo antes de comprares qualquer coisa. Por exemplo, quando estás a escolher um artigo na loja, pensa calmamente acerca daquilo que vais ser capaz de reutilizar ou reciclar e aquilo que vais ter de deitar no lixo. Reduzir significa deitar fora menos.

Reutilizar
Um livro que acabaste de ler, um saco de plástico, uma caixa de queijo, um brinquedo velho, uma camisola em que já não cabes – nenhuma destas coisas tem de ser deitada fora. Podes mantê-las fora dos aterros ou reutilizando-as tu próprio, ou passando-as a alguém que as possa reutilizar.
Reutilizar significa guardar coisas que normalmente seriam deitadas fora e utilizá-las de novo.

Reciclar
Claro que há algumas coisas que não podes reutilizar, tais como latas de alumínio vazias ou a lista telefónica do ano passado. Mas os materiais de que elas são feitas podem ser utilizados uma e outra vez através da reciclagem.

Em vez de deitares latas de alumínio, garrafas de vidro e outros recicláveis para o lixo, podes levá-los a um centro de reciclagem. O centro de reciclagem separa os materiais e envia-os para fábricas, que fazem novos produtos que as pessoas vão usar outra vez.

* Reciclar é transformar papel usado em pasta de papel e depois fazer papel novo a partir dessa pasta;
* Reciclar é esmagar garrafas de vidro usadas em bocadinhos pequeninos e derretê-los para fazer novos produtos em vidro;
* Reciclar é derreter latas de alumínio usadas, prensar o material derretido em folhas e moldar estas folhas em novas latas ou outros produtos de alumínio.

Por outras palavras, reciclar é transformar uma coisa velha numa coisa nova. E isso é como conseguir qualquer coisa de graça.


Fonte: The EarthWorks Group, 50 Coisas Simples Que as Crianças podem Fazer Para Reciclar.