sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Traga a sacola de volta!

Acabamos de conversar com um pessoal do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Paraná e eles têm um projeto de estímulo ao consumo consciente de sacolas plásticas há alguns anos. O projeto envolve as padarias, que distribuem sacolas retornáveis a seus clientes - o problema é que as sacolas nunca voltam!

Estimular o uso de sacolas retornáveis é importante. Ter uma sacola retornável é importante. Mas trazê-la de volta quando for realizar novas compras é ainda mais importante!



Thiago Pietrobon, do Supermercado São Vicente, em São Paulo, nos relatou uma experiência interessante. Há um ano, a rede São Vicente distribuiu 80 mil sacolas retornáveis durante 14 meses e resolveu avaliar quantas destas sacolas realmente retornavam com seus clientes para novas compras. Realizaram então algumas pesquisas de observação: colocaram uma pessoa na porta do supermercado para contar quantos clientes saiam da loja transportando suas compras em sacolas retornáveis. Em um dia, contaram o incrível número de… 4 pessoas!!! Sim, 4!! Aquela loja em específico recebe cerca de 2000 clientes por dia, e só 4 carregavam suas compras em sacolas retornáveis mesmo depois de todo o esforço de conscientização da rede. Thiago conta que este número mudou um pouco, que mais pessoas têm levado sacolas retornáveis e usado caixas de papelão hoje, mas ainda assim nem se compara ao número de sacolas distribuídas.

Ser “retornável” é a melhor e mais importante característica das sacolas resistentes ou ecobags, que se tornaram o símbolo do consumidor consciente e do combate ao uso de sacolas plástica. Mas elas precisam RETORNAR! Elas precisam retornar à padaria, ao supermercado, à farmácia. Não adianta ter uma coleção de sacolas retornáveis lindas, uma francesa, outra australiana, de todas as cores e tamanhos, se elas nunca cumprem sua função de RETORNAR várias e várias vezes às lojas onde fazemos compras.

Na Inglaterra essa é uma campanha emplacada pelo governo: “Get a bag habit” - um trocadilho com a experssão “lose a bad habit” - “largue um hábito ruim”- dizendo agora, em uma tradução livre e capenga, “pegue um hábito de sacola”. O governo inglês quer estimular os cidadãos a não esquecerem as sacolas retornáveis em casa, dando dicas de como lembrar-se delas: deixar a ecobag na mochila ou na bolsa, deixá-la perto da porta de casa, deixar no porta-luvas do carro, etc.



Muita gente fala que os supermercados têm de dar opções, oferecer sacolas retornáveis de graça ou mais baratas, mas poucos falam se estão efetivamente retornando com suas sacolas para novas compras. Usar ecobags é uma questão de hábito, que precisa passar a fazer parte do nosso cotidiano. Vai chegar o dia em que sair de casa sem a sacola retornável vai ser tão esquisito quanto andar de carro sem cinto de segurança ou fumar em local fechado.

Pegue esse hábito você também!

Nenhum comentário: