quinta-feira, 16 de abril de 2009

Acampamento consciente




Pois é, nas férias, as pessoas parece que voltam a ser crianças e esquecem os bons modos na hora de se divertir. Já falei aqui da sujeira na praia, deixada pelos porcalhões cidadãos, que se esquecem de retirar o lixo que produzem na areia.

Há também os que optam por acampar, e é sempre bom lembrar que, para proteger a natureza, deve-se evitar fazer fogueira e usar o fogareiro. Mas, caso o cidadão acenda uma fogueira, jamais deve esquecê-la acesa. Todo cuidado é pouco para evitar a propagação do fogo e causar incêndios que destroem a flora e matam os animais silvestres.

E nem pensem em jogar nos rios, lagos ou nascentes seus restos de detergentes, sabonetes e o que mais a imaginação sugerir. Joguem a água suja de lavagem de louça a, pelo menos, 30 metros do rio ou lago, de preferência sobre pedras ou cascalhos. Evitem jogar produtos químicos na água pois podem matar diversos animais, além de poluir a água que vocês usarão para beber.

Nunca é demais lembrar que o lixo produzido nas trilhas ou no acampamento tem de ser acondicionado e trazido de volta. O lixo orgânico que não puder ser levado de volta, pode ser bem enterrado para evitar que animais morram ao comer os restos de alimento ou suas embalagens. Deixar o lixo pelo caminho é algo fora de cogitação.

Ambiente preservado e diversão responsável. Boas férias!

Nenhum comentário: