Em época de crise, sempre é bom relembrar as dicas para economizar os recursos naturais. E, desperdício de alimento, contaminado pela manipulação inadequada não é bom para o bolso, nem para o ambiente, além de provocar o risco de morte, caso seja consumido.
Pensando nisso, o SENAI levará a todo o país, em 2009, o Programa de Alimentos Seguros (PAS) para orientar a população sobre as técnicas mais adequadas para comprar, manipular, conservar e reaproveitar os alimentos consumidos em casa.
Segundo pesquisa feita pelo órgão, cerca de 48,5% da contaminação dos alimentos ocorre em casa. E, por ano são registrados 568 mil casos de contaminação, e desse total, 6 mil são fatais. O hábito de reaproveitar comida é o grande vilão, pois as pessoas guardam os alimentos na geladeira de modo inadequado.
Eu tenho, ou melhor, tinha, o péssimo hábito de guardar alimentos perecíveis na porta da geladeira, onde a variação de temperatura é maior. O ideal é que se coloque o requeijão, o molho de tomate, o leite , o iogurte e similares no fundo da prateleira para garantir uma refrigeração constante.
Outro péssimo hábito que eu mantinha, era o de guardar comida pronta na geladeira, sem retirá-la das panelas. O mais adequado é que o arroz , o feijão , a carne (para quem ainda a consome) sejam acondicionados em recipientes fechados para que se conservem por mais tempo, sem o risco de estragarem.
O SENAI disponiblizará cartilhas para alertar e orientar a população acerca dos problemas e soluções para cada local em que se manipulam os alimentos. Fiquem atento. Reaproveitar alimentos é ecologicamente correto, sem colocar em risco a saúde, é claro.
Fonte: Senai
Imagem: Hugo Luigi
Nenhum comentário:
Postar um comentário