quinta-feira, 16 de abril de 2009

Cozinha sustentável em 10 ações


Essas dicas copiei do Ecoblogs...



Dicas preciosas para manter a cozinha, coração da sua casa, ecológica e sustentável.

Ato 1: Reduza o consumo de água
Use os redutores de fluxo nas torneiras para diminuir o consumo de água.

Ato 2: lava-louças pode economizar
Na verdade, se você usar a lava-louças cheia (o mesmo vale para lavar roupas) e escolher o melhor ciclo e forma de secagem, você economiza água. Os testes nos Estados Unidos indicam que enxaguar os pratos antes de colocá-los na máquina desperdiça 75 litros de água. E a gente sabe que pode usar a água da saída para lavar a cozinha e/ou quintal…

Ato 3: sabão biodegradável, por favor.
Procure usar sabão biodegradável em todos os lugares: lava-louças (nós não temos no Brasil, até onde eu sei); lava-roupas e para todo o resto da casa. Infelizmente não temos estudos – muito menos comprovação isenta – de qual sabão é realmente biodegradável. De toda forma, temos a receita pra fazer sabão ecológico em casa…

Ato 4: Faça compostagem com restos orgânicos
Você pode ter adubo de graça com os restos de comida. A solução, eu já mostrei aqui: composteira Terra Boa. Você pode, também, produzir a sua própria composteira – e não importa se mora em apartamento ou casa.

Ato 5: Reduza as embalagens
Quando for às compras evite a alface (orgânica) na bandeja de isopor e envelopada em plástico filme. Fuja de coisas que têm embalagem em excesso e prefira as embalagens maiores de bebidas ou iogurtes (que inclusive, são mais fáceis de reciclar). Em casa, deixe o filme e o alumínio de lado e prefira tigelas com tampa (leia o próximo ato, por favor).

Ato 6: Troque plástico por vidro
Em vez de usar plástico para as sobras (seja ziploc ou tupperware) prefira os novíssimos conjuntos feitos de vidro ou inox (com tampas) para esta função. Ok, muitos plásticos podem ser reciclados, mas eles são feitos de petróleo, lembra?

Ato 7: esquente só o necessário
Esta é uma dica sensacional. Se você vai esquentar uma pequena porção de comida ou o que restou de outra refeição, o seu microondas ou torradeira consumirá menos energia que o forno ou o fogão. Eu, por exemplo, tenho praticado esquentar o exato volume de chá, café ou água quente (mate!) que vou consumir…

Ato 8: eletrodomésticos eficientes
Prefira sempre os eletrodomésticos eficientes na hora de comprar.

Ato 9: Vasinhos para refrescar
Os vasinhos de temperos além de enfeitar a cozinha ajudam a absorver o CO2 e liberam oxigênio… Simples e fácil.

Ato 10: reduza, reduza, reduza
Nada disso adianta se a gente não mudar hábitos de consumo e consumir menos. É fundamental.

Inspirado em dicas do Better Home and Gardens, dica da LuMonte

Nenhum comentário: