quinta-feira, 16 de abril de 2009

Revendo nossas atitudes ecoconscientes




Quando a Lucia Malla, criou em seu blog , e lá no Faça a sua parte, um meme das 3 atitudes ecoconscientes e me repassou a tarefa pra que divulgasse, de forma bem descontraída, nossas ações adultas por um mundo mais ecoconsciente, a idéia era, segundo a Lúcia, gerar um mar de idéias, discussões e soluções ecológicas pela blogosfera.

No começo deste ano, nada mais apropriado que rever nossas atitudes e reafirmar outras para uma vida mais sustentável. Então, vamos lá de novo? Se você já respondeu aqui, em fevereiro de 2007, quando este post foi criado, que tal fazê-lo novamente?

A idéia é a seguinte:

“Poste em seu blog ou escreva na caixa de comentários (como desejar) as 3 atitudes ecoconscientes que você praticou/pratica/pretende praticar na sua vida (ou na sua casa, no seu trabalho, no bar, na praia etc.) para melhorar a situação ambiental do planeta Terra.”

Vamos recomeçar?

Minhas respostas, há dois anos:

1- Como professora, adquiri o hábito de reaproveitar material (sucata) em meu trabalho. Por exemplo: jornais, revistas e outros periódicos que iriam pro lixo, transformam-se em material pras minhas oficinas de leitura. E todo papel que sobra (memorandos, circulares, sobras de provas, etc, cujo verso está em branco vira bloquinho de anotações.

atualização:
Comprei um quadro branco para anotar meus recados e coloquei em frente à escrivaninha. Economiza muito papel e agiliza meu trabalho. Todos os trabalhos para a escola, como provas, notas, relatórios são enviados por email. O verso das sobras de provas são usadas pela Princesinha para fazer seus “trabalhinhos de arte”, hehe.

2- Não uso ventilador nem ar condicionado em casa; aproveito a ventilação natural e, como sou frienta, eles não me fazem falta. Também uso gás natural no fogão e no chuveiro e só cozinho quando é absolutamente necessário. Prefiro frutas, vegetais e alimentos de rápido cozimento.

atualização:
Ganhei um novo fogão de minha filha e o outro foi reformado e reaproveitado pela faxineira. Converti o novo para gás natural também. Continuo sem ar condicionado.

3- Prefiro roupas de algodão ou que não precisem de ser passadas a ferro, como o jeans, e mantenho todas as lâmpadas apagadas, exceto a do ambiente em que esteja trabalhando. Desligo todos os aparelhos, exceto a geladeira, é claro, e não uso eletrodomésticos como batedeira, aspirador de pó, etc. (também nem preciso ir à academia, he he…)

atualização:

Tenho doado, periodicamente, as roupas usadas ou que não entrem mais em mim (engordei, tsc…) para a faxineira, que fica muito feliz. Tenho usado jaleco no colégio, de modo que as roupas novas duram muito mais. Junto a roupa para ser lavada à máquina uma vez por semana, economizando luz e água, deste modo.

Novas atitudes:

•Comecei o projeto horta na varanda de meu apartamento.
•Parei de comer carne vermelha, mas ainda não abandonei o peixe e o frango (é o próximo passo)
•Troquei os produtos de limpeza tóxicos por vinagre e bicarbonato de sódio
•Utilizo várias sacolas reutilizáveis para acondicionar compras
•Reaproveito as embalagens plásticas e de vidro para guardar alimentos e objetos (foto acima)
•Reformei completamente a mesa e as cadeiras da sala em vez de comprar outra (foto)
Poderia citar outras coisas, mas vamos deixar novamente a lista correr. Então, quem mais quiser responder aqui nos comentários ou em seus blogs (manda o link para mim, por gentileza), fique à vontade para mostrar a sua parte ecoconsciente.

Vamos lá? Conte para nós quais suas novas atitudes ecoconscientes!

texto do Ecoblogs...

Nenhum comentário: