sábado, 29 de agosto de 2009

Qual é o lugar mais limpo do mundo?

Hoje, enquanto tomávamos café da manhã, minha filha de cinco anos me supreendeu com uma pergunta:
- Pai, qual é o lugar mais limpo do mundo? – questionou, em tom de charada.

Comecei a ponderar. Pensei: uma UTI de hospital. Afinal, a higiene é uma preocupação ali. Por outro lado, me ocorreu o drama das infecções hospitalares.

Tentei outra opção: uma fábrica de chips de computador. Ali, o pessoal aspira até as partículas de poeira, que podem danificar os circuitos delicados. Mas ainda assim sobram umas impurezas. Tanto que muitos chips saem com defeito.

Mais uma tentativa: o interior de um acelerador de partículas. Como explicar isso para uma menina de cinco anos? Tinha outra opção: o vácuo do espaço sideral. Essa era fácil de justificar. Mas resolvi ouvir primeiro.

- Não sei. Qual é o lugar? – eu disse.
- É o interior da floresta – ela respondeu. – Lá não tem poluição e nem vírus de gripe.

Parei para reavaliar. Ela tinha razão e acabara de me dar uma lição ecológica. Até filosófica. Em busca do lugar mais limpo do mundo, eu tinha excluído a vida. Inclusive a minha própria.

Alexandre Mansur

(copiei do faça a sua parte)

Nenhum comentário: